28 de fev. de 2015

O SEGREDO DA PROPAGANDA

ABRAHAM SHAPIRO


Há empresas que investem em propaganda. Muitas não investem. Pouquíssimas, porém, sabem como isso funciona. E prosseguem sem saber, concluindo o que lhes é conveniente.
Há uma bonita e grande loja de roupas masculinas no caminho que tomo diariamente. Semana passada, precisei comprar itens para o meu guarda-roupas. Fui ao shopping. Retornando para casa, passei em frente à loja. Só então lembrei-me dela. Por que não me ocorreu na hora da compra? Porque eles não fazem propaganda, logo, não entraram na minha mente como uma solução aos meus problemas de confecções.
Amigos meus adquiriram um imóvel na planta. Eu lhes perguntei por que escolheram aquela construtora. A esposa disse: “Não sei bem se vi na televisão ou no jornal. Mas quando decidimos, este foi o primeiro lugar de que lembramos!”
Essa construtora faz propaganda. Ela fala com seu público pela tevê, rádio, jornal, outdoor etc. Por isso é lembrada. Ela entra e fica na mente do consumidor.
Lições muito elementares destes dois fatos reais:
1ª. A regra essencial da propaganda é “seja frequente!”. É uma jornada longa sobre bicicleta, do tipo “se parar, cai”.
2ª. Propaganda é um planejamento que requer, basicamente, conhecimento do público alvo e de como atuar sobre ele, conhecendo seus problemas e propondo soluções reais.
3ª. Anúncios eventuais, sem sequência e adequação, podem ter algum valor quando comunicam situações imediatas. Institucionalmente são nada, ou apenas vaidade pessoal! Esperar resultados disso é ilusão. Ademais, o resultado deuma propaganda nunca é repentino. É “agua mole em pedra dura tanto bate até que fura”! Um ou outro anúncio pago com sobra de caixa não traz clientes.
4ª. Propaganda deve ser feita somente por quem conhece linguagem publicitária. Dificilmente o proprietário do negócio tem esse conhecimento.
E para finalizar, duas advertências.
ADVERTÊNCIA 1: Aquela mocinha bonitinha que lhe oferece mencionar a sua empresa em seu perfil de mídia social e obtém “1.000 curtições” após você ter pago um pacote de propaganda em seu programa legalzinho num canal de tv, foi gentil, sim, mas não lhe trouxe resultado algum. É fofo, eu concordo. Mas curtições em mídia social não se convertem em venda efetiva. E se você se encanta por isso, você está mal posicionado(a). Estude mais sobre propaganda.  
ADVERTÊNCIA 2: Procure profissionais referenciados para prestar serviços em propaganda. Grande parte dos que estão por aí é só fachada. Muitos são amadores há décadas e sobrevivem às custas das comissões com que as mídias os remuneram pela preferência. Não caia nessa fria!
A menos que você tenha algo bombástico para anunciar como benefício imediato ao seu público, será quase impossível medir o resultado dos investimentos que você fizer numa propaganda pontual. Absolutamente não funciona do jeito que você imagina. Não é por ter comprado um espaço de alguns segundos num canal de tv qualquer que as suas vendas terão uma guinada.  
Você não tem saída. Ou faz a coisa certa, ou é bem melhor jogar na loteria! 
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Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473