ABRAHAM SHAPIRO
Em vez de imitar, não acha mais
inteligente: conhecer e fortalecer os seus próprios pontos fortes e trabalhar
sobre os fracos a fim de ser um excelente “você mesmo” e, talvez, imitado por
outros?______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br , cel: 43. 8814.1473
ARTIGO PUBLICADO NA FOLHA DE LONDRINA DE 09 DE FEVEREIRO DE 2015
Ana é uma garota de classe média,
cujos costumes familiares englobam as mais rigorosas regras de higiene
doméstica e pessoal.
De criança, com os cabelos curtos,
até hoje, aos 28 anos e lindos cabelos compridos, Ana mantém o hábito de lavar
e secá-los todos os dias. Para ela é uma conduta de saúde e asseio.
Recentemente, Ana começou a
trabalhar numa empresa onde há várias mulheres de sua faixa etária. São bonitas,
graduadas e alinhadas no vestir. Entre todas de quem se aproximou, Teresa é
quem ela julga bela, rica e atraente.
Numa roda de bate-papo no café, certo
dia Tereza menciona que lava seus cabelos três vezes por semana. As colegas
aprovam o costume, pois julgam o tratamento diário uma rotina difícil e nada
prática. Ana discorda, revelando às demais que mantém seu tempo ajustado para
lavar e secar seus cabelos todas manhãs.
O tempo passa. A admiração de Ana
por Tereza cresce. Elas estão mais próximas agora. Ana percebe na amiga sinais
de uma reputação dinâmica, bem-sucedida e desejável.
Numa bela manhã de domingo, Ana
acorda, vai ao banho, como de hábito, e decide não lavar seus cabelos. “É
domingo”, ela pensa, “não sairei de casa, meus cabelos estão limpos e, apesar
do verão, o dia anterior não foi agitado”. Aos poucos, ela adere ao comportamento
de Teresa.
O que se passa nesta cena?
A visão de sucesso que Ana abstraiu
de Teresa, somada à admiração pelos aspectos físicos, converteu-se em atributo
de superioridade da amiga. Este processo abriu seu pensamento a influenciar-se
por um hábito de Teresa que, nesse momento, é leve e inocente, mas é a porta de
entrada para modelar outros conceitos além dos que se limitam à beleza e
feminilidade da colega de trabalho.
Isto se chama “influência”.
Quando você toma por modelo alguém
cujas qualidades pessoais ou competências são um padrão de virtude e comportamento,
esta influência pode ser positiva e elevar a qualidade das suas atitudes.
No entanto, em se tratando de
aspectos subjetivos como: beleza, modo de vestir-se, aparência física e outros,
os resultados podem ser negativos e conflitantes com valores familiares,
religiosos, heranças da criação e personalidade. Estas mudanças podem representar uma queda no
conjunto de traços individuais e perdas na capacidade de diferenciar-se. É
quando a pessoa se torna uma cópia ou imitação.
Analise quem são os seus heróis
pessoais. Quem são aqueles em quem você mira ou procura emparelhar-se a fim de
reduzir a dor pessoal com o seu “ser”. Lembre-se
que são gente como você. Tiveram as mesmas oportunidades e riscos. Devem ter
empreendido esforços imensos para chegar onde chegaram.
Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br , cel: 43. 8814.1473