18 de jun. de 2012

O MAIOR, O MELHOR E O MAIS RÁPIDO

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 04/06/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.

ABRAHAM SHAPIRO
Um leão se irritou com um pernilongo que zumbia ao redor de sua cabeça. O inseto, no entanto, não lhe deu “a mínima”, e com altiva segurança, voou em direção ao seu focinho  dando-lhe uma picada ardida:
— Você acha que vou temer o fato de você achar-se o maioral? – disse o pernilongo.
O leão, indignado, virou-lhe uma patada. No que resultou? Arranhou-se com as próprias garras.
O pernilongo continuou picando o felino, que urrava enlouquecido. Depois de um tempo, já exausto, enfurecido e coberto de arranões de seus próprios dentes e garras, o rei das selvas se rendeu.
O pernilongo saiu vitorioso.  Contava a todos que derrotara o poderoso leão.  Logo adiante, no entanto, em um segundo de descuido, o arrogante inseto embaraçou-se numa teia e, sem poder escapar, encontrou seu triste fim devorado por uma aranha ainda menor do que ele.
Tenho o desejo de interpretar esta antiga fábula à luz dos negócios, e eu o farei. Talvez ela nos ensine sobre concorrência, digamos!
Até algum tempo atrás, uma empresa prevalecia sobre outra segundo a medida de sua grandeza. Hoje, muitos sabem, mas poucos praticam o princípio de que “Não são os fortes que vencem os fracos, nem os poderosos que superam os impotentes. São os rápidos que vencem os lentos”.
Todos os negócios estão sujeitos a este fator de domínio: a agilidade. Ágil para reduzir custos, ágil em valorizar relacionamentos, ágil em saber interpretar o desejo do cliente, em atender necessidades... em tudo o que seja possível.
Muitos leões estão sendo surrados por pequenos pernilongos, e estes, por minúsculas aranhas ardilosas e mais rápidas.  Esta é a lei da selva dos novos tempos.
Não se veja como o melhor diante de qualquer realização. Supere-se todos os dias. Tire o traseiro da cadeira e acione a sua inteligência mais do que a sua força, presunção e orgulho...  Só mais uma coisa:  não descanse! Trabalhe duro!
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473