20 de jun. de 2012

MENTES SÃS EM CORPORAÇÕES SÃS

ABRAHAM SHAPIRO




Foi numa palestra em que eu apresentava a minha filosofia de trabalho em consultoria que um executivo me questionou: “Por que o seu objetivo é ‘mentes sãs em corporações sãs’?”.
E eu respondi com uma história. Ei-la a seguir.
Era uma vez uma empresa próspera, comandada por quatro irmãos, herdeiros de seu velho pai, um excelente homem de negócios. As coisas iam bem enquanto cada um geria uma área específica e respeitava a postura dos outros. Certo dia, um deles resolveu superar o poder dos demais. Achou-se no direito de assumir, por imposição de força, as áreas que julgava serem mais estratégicas.
Se este pretenso Napoleão – ou Hitler, não sei – tivesse competência para isto, tudo estaria bem. Mas além de inepto, tratava-se de uma personalidade possessiva, iracunda, emocionalmente frágil e que levava todos à sua volta ao pior e mais frequente sentimento de inferioridade através de seus ímpetos e despropósitos.
O que se implantou após isto foi aterrador.
De um dia para outro as vendas começaram a cair e a produção a apresentar toda sorte de problemas. Os funcionários faziam corpo mole e dificultavam as operações. Sistema de gestão, consultorias e mudanças nos processos  não foram suficientes para fazer voltar a boa vontade dos colaboradores e suas equipes.
Após pesadas perdas de market share nas vendas gerais, não restou alternativa senão a venda de todo o negócio para dois de seus principais concorrentes – coincidentemente os que conquistaram fatias de mercado à custa das lacunas deixadas pela empresa durante a disputa de poder dos irmãos.
Agora eu pergunto: como tudo começou? Com um desequilíbrio emocional e a guerra de poder declarada por um dos sócios.
Moral da história. Traga todas as consultorias, gurus e pajés para dentro da sua empresa – e não se esqueça de incluir o melhor sistema de gestão. Se a cabeça dos dirigentes não estiver em equilíbrio, tudo se transformará em nada!
Justamente por isso: Mentes sãs em corporações sãs!
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473