15 de jun. de 2012

A ETERNA MELHORIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

ABRAHAM SHAPIRO


Atendimento ao cliente é uma das necessidades mais banalizadas hoje em dia. Com freqüência ficamos desapontados com atendimentos ruins, abandonamos aquele estabelecimento e nada muda.
Se você paga um salário baixo para o seu pessoal de atendimento, o problema é seu. Agora... não investir em treinamento achando que eles fazem tudo certo, isto é um problema dos seus clientes.  
Aconteceu comigo. Liguei para a gráfica já atrasada em cinco dias a entrega de um pedido. A atendente sumiu de uma hora para outra. Eu ligava e a telefonista dizia o meu nome em voz alta. Eu imaginava a atendente fazendo sinal de não querer me atender. Foi frustrante. Seis ligações em três horas. Quando, enfim, ameacei de ligar ao proprietário para denunciar a situação, a atendente surgiu do nada e, com doçura, revelou-me que a entrega seria no dia seguinte, sem falta.
Custava ter dito na primeira ligação?
Quanto se investe para conseguir um cliente? É caro! Mas uma atitude rude, indiferente, ignorante ou lenta o perde para sempre. E isto ocorre milhares de vezes, todos os dias, em qualquer lugar e negócio! Quem nunca viveu isto na própria pele?
E o que se vê de empresários falando sobre atendimento por aí como mestres! Vá vê-los na prática. Estão quase todos reprovados.
Na verdade, atendimento é questão permanentemente crítica. É impossível tudo estar nota 10! 
Você, assim como qualquer outro, precisa se esforçar e ficar de olho. Se não, acabará vivendo dias difíceis mais cedo do que espera... E não será por efeito de uma crise, mas por pura tolice e teimosia.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473