6 de fev. de 2012

A COMUNICAÇÃO E AS BARREIRAS DO CONHECIMENTO

ABRAHAM SHAPIRO
Uma pesquisa sobre o que mais gera problema em qualquer empresa indicaria como campeã disparada do ranking  a má comunicação. Está aí uma barreira alta a ser transposta.
“Como comunicar-se bem?” A resposta não depende só da boa expressão de quem fala. Depende muito mais da capacidade de interpretar de quem ouve, e de agir a respeito.
Deixe-me levantar uma questão: “O que é que nós realmente sabemos?” Resposta: “Apenas duas coisas: o que conhecemos e o que desconhecemos”.

Se alguém dirigir-se a você, dizendo: “NI HÁO”,  caso você não fale chinês, certamente dirá: “Eu desconheço o significado do que você diz”. É claro, você não conhece o idioma que se fala na China. Se agora alguém lhe perguntar: “Quem descobriu o Brasil?”, você talvez diga: “Eu conheço a resposta: Pedro Álvares Cabral”.
Qualquer pessoa sabe o que ela conhece e o que ela desconhece.
Quem deseja ser compreendido por outro indivíduo, tem que descobrir, primeiro, estas duas coisas: o que ele conhece e o que não conhece. Isto exige uma avaliação. Pergunte-se depois: "O que direi a ele pertence  ao conjunto do seu conhecimento ou ao conjunto das coisas que ele NÃO conhece?"
Transmitir uma tarefa a um funcionário. Inicie descobrindo o que ele conhece e o que não conhece sobre o assunto. Investige através de perguntas e conclua se você poderá entrar no tema diretamente ou se terá de treiná-lo, antes.
Para isto servem os treinamentos: ajudar as pessoas a acrescentarem novos conhecimentos a seu acervo mental, isto é, aquele conjunto de coisas que elas conhecem. Isto aumenta  sua capacidade de compreender e  julgar, e amplia seu poder de conversão do que elas ouvem em ações efetivas. Só assim se produzem resultados de acordo com o planejado.
Crie um programa contínuo de treinamentos e melhore a comunicação na sua empresa. Se precisar de outras informações, mande um  e-mail para shapiro@shapiro.com.br   e fale de suas intenções.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473