26 de set. de 2011

POR QUE AS PESSOAS COMPRAM?

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 26/09/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO

Se eu lhe desse uma substância declaradamente nociva à saúde você a consumiria só por acreditar que ela o deixa mais charmoso? E se em vez dessa eu oferecesse outra composta por mais de 4.700 tóxicos?

Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, cigarros contêm 4.720 substâncias tóxicas. Uma delas é a nicotina, responsável pela dependência física e psicológica que se chama tabagismo. Mas também há arsênico e chumbo.

O vício do cigarro é uma toxicomania responsável por 30% das mortes por câncer no Brasil, 90% das mortes por câncer do pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar crônica e 25% das mortes por derrame cerebral.

No mundo há cerca de um bilhão e meio de fumantes. E apesar de muitos governos fazerem campanhas contra o tabagismo, como no Brasil – onde cada maço de cigarros traz advertências referentes aos riscos à saúde –, o consumo aumenta.

Um estudo indicou várias causas que contribuíram para isso. Uma das mais fortes é a indústria cinematográfica. Estrelas do passado como Cary Grant, John Wayne, Gary Cooper, Clark Gable e Betty Davis recebiam dinheiro dos fabricantes de cigarros para promoverem o produto. Eles eram ícones entre os jovens da época.

No filme “Casablanca”, Humphrey Bogart e quase todos os homens aparecem fumando o filme todo. Os jovens que os idolatravam imitavam-nos em busca da sensação de serem galãs, mesmo que somente através do vício do cigarro.

Se você pensa que os motivos porque as pessoas consomem coisas são lógicos, está enganado. Elas compram porque creem em certas coisas. Ao descobrir em que elas acreditam e contar-lhes uma história que associe seu produto a tais crenças, você venderá tudo o que produzir.

A indústria do cigarro, das bebidas e das drogas faz isto. É o grande segredo da venda – não importa se de coisas boas ou de qualquer forma de desgraça.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473