12 de set. de 2011

PONTUALIDADE

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 12/09/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO

Atrasar-se para compromissos sociais ou de negócios é uma falha de comportamento. Não se trata só de má interpretação daqueles que são pontuais e ficam esperando os retardatários. É, antes, irresponsabilidade e ausência de eficiência pessoal.

É claro que eventualidades ocorrem. Mas uma das provas de consideração que se pode dar a alguém é a obediência rigorosa à agenda.

Infelizmente existe uma falsa crença de que atrasar-se um pouco é sinônimo de importância ou poder. Não é verdade. Isto é mau. Os grandes e poderosos farão tudo para demonstrar respeito a seus compromissos.

Vou narrar um fato que aconteceu num evento social de uma pequena cidade do interior. No jantar de despedida, depois de 25 anos de trabalho à frente da paróquia, o padre faz seu discurso aos fiéis:

- "A impressão que tive ao chegar a esta paróquia não foi nada boa. Na primeira confissão que ouvi, por exemplo, a pessoa contou ter furtado desde um aparelho de tv até dinheiro de seus próprios pais, desviou recursos da empresa onde trabalhava e, além de ter traído sua esposa inúmeras vezes, dedicou-se também ao tráfico de drogas. Fiquei assustadíssimo. Com o passar do tempo, entretanto, vi que tratava-se de uma paróquia cheia de gente responsável, com valores reais e comprometida com a fé".

De súbito e já bem atrasado, chega, o prefeito para compor a mesa das autoridades que prestavam a homenagem ao sacerdote. Pedindo desculpas pela demora, o político solicita a palavra e logo em seguida inicia o seu discurso, dizendo:

- “Jamais esquecerei o dia em que o padre chegou à nossa paróquia. Aliás, como poderia? Afinal, eu tive a honra de ser o primeiro a se confessar com ele”. E virando-se ao padre, perguntou-lhe: “O senhor se lembra?”

Seguiu-se um silêncio embaraçoso.

MORAL DA HISTÓRIA: Faça todo o possível para não se atrasar. No entanto, caso algo aconteça a ponto de forçá-lo a isto, não se esqueça de uma regra de ouro: seja humilde, e fique de boca calada!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473