2 de set. de 2011

POLÍTICA COMERCIAL

ABRAHAM SHAPIRO

Não é possível vender grandes quantidades de um produto por seu preço unitário. O comprador deseja benefícios extras e o vendedor tem disposição de reduzir sua margem de lucro em favor de maior giro.

Mas não é tão simples.

Por isso é que é preciso que a empresa tenha uma Política Comercial objetiva e realista.
Como se faz uma Política Comercial?

Primeiro vem a estratégia do Marketing. Começa com a identificação detalhada do produto a ser comercializado: atributos, vantagens, benefícios, tabelas comparativas com os concorrentes e os serviços associados a ele. A estratégia de Marketing também estuda o mercado e a influência deste produto no cenário atual. Em seguida, vem o estudo da concorrência, do perfil dos consumidores potenciais e do local onde eles estão.

Após o Marketing, chegou a hora de definir as bases comerciais. Fixam-se os preços e as condições de venda que permitam atingir os objetivos. Nesta etapa é que se consideram as quantidades de produtos versus rentabilidade para cada volume de venda negociado.

No terceiro passo, é a vez da escolha dos canais de distribuição – os meios pelos quais o produto será postosà disposição dos clientes. Os canais podem ser: vendedores diretos, representantes autônomos, distribuidores exclusivos, atacadistas etc. Aqui também se calculam as comissões e as remunerações a serem pagas a todos estes canais.

Definidos estes pontos, finalmente vem o 4º passo. Agora Marketing e Vendas determinam a promoção, ou seja, como será feita a divulgação da "imagem" do produto e da empresa. A propaganda é estudada nessa etapa, juntamente das campanhas de incentivo aos canais e de outros itens que farão o produto chegar ao consumidor do modo correto, e produzir satisfação.

A Política Comercial é um instrumento sério, importantísismo e objetivo. Tem que se enquadrar à realidade da empresa.

Lamentavelmente, o que há de empresas por aí trabalhando sem uma Política definida, dá pena. As decisões são todas aleatórias. E o risco é imenso.

A Política Comercial é uma necessidade tão imperativa para as vendas quanto é um projeto para uma construção. Providencie ou reveja a sua Política Comercial.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473