5 de set. de 2011

PERCEBI MINHA INCAPACIDADE

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 05/09/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO

O recado de hoje não é meu. É do ex premiê do Japão, Naoto Kan. Semana passada ele renunciou ao cargo de primeiro ministro. Sua declaração me surpreendeu. Há tempos eu não via um exemplo de tamanha qualidade em liderança. “Percebi minha incapacidade”, ele disse, após seu governo não ter conseguido evitar a crise na usina nuclear de Fukushima como consequência do recente terremoto no país.

Seria lógico que após sua popularidade cair de 66% para apenas 15%, “Eu percebi minha incapacidade” fosse uma conclusão óbvia. No entanto, o que desperta a atenção nesta declaração é o fato dela resultar de uma consciência atualmente quase nula em ambientes retrógrados e deficitários criados por gestores de tantas empresas por aí. Se eles o dissessem, a frase soaria como uma melodia de esperança para times inteiros de funcionários impedidos de relizarem seu real potencial profissional.

Você que me lê, saiba de uma informação poquíssimo divulgada. A maior parte – repito: a maior parte – dos problemas que subsistem dentro das empresas... situações de não venda, perda de mercado, rotatividade de funcionários, e outros tantos... devem-se muito mais à miopia de gestão do que a razões externas, mercadológicas ou macroeconômicas.

Quase toda ineficiência corporativa esconde a teimosia ou inépcia de um gestor que se vê como "dono do Mundo" ou mais sábio do que o rei Salomão. Em muitos casos, uma reciclagem acadêmica, um coaching ou apenas humildade ajudaria empresas inteiras a sairem da lama e conquistar fatias polpudas de novos negócios.

Sei que não é fácil. Pense, por exemplo, na grandeza requerida para que aquele herdeiro despreparado admita-se inferior ao fundador e antecessor, e esforçe-se para recriar a empresa em seu tempo! Em vez disso, o que o vemos fazer? Ele assume intuições vazias e ineficazes... mesmo que isso afunde a empresa. Mas não larga a teta.

“Percebi minha incapacidade” é uma expressão de nobreza, de coragem e decência; que está reservada para líderes autênticos, e não a para gente presunçosa e arrogante.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473