29 de set. de 2011

OS JOVENS E A ROTATIVIDADE DE EMPREGO

ABRAHAM SHAPIRO

Um dos setores que mais empregam no País é a indústria. Levantamento da Ecobenefícios Good Card, empresa de benefícios corporativos, mostra que os jovens são os que mais trocam de emprego na indústria brasileira. Na faixa até 22 anos, o índice de rotatividade é de 6,5%. Entre trabalhadores com mais de 50 anos, a rotatividade é de 1,15%.

Comportamento é um dos fatores que explicam este índice. O jovem é imediatista, quer ser desafiado e ver suas ideias materializadas. Se a empresa não sinaliza isso no curto prazo, ele opta por mudar de emprego caso receba nova oferta. Ele almeja crescimento profissional rápido, e acaba trocando de emprego a fim de atingir esse objetivo, especialmente quando sua carga de responsabilidade familiar não é grande.

As empresas, por sua vez, precisam reter seus talentos. Elas gastam para definir o perfil do funcionário, selecionar, contratar e treinar. Se após tudo isto o profissional deixa o emprego, há um desgaste para a companhia e até atrasos em projetos.

Os jovens que têm visão sabem que o momento atual da economia pode ser uma boa oportunidade para crescer na empresa, já que muitas delas estão investindo na retenção de talentos e desejam ter profissionais dedicados. Os jovens profissionais que têm este perfil não avaliam somente o retorno financeiro, mas as condições reais de desenvolvimento de carreira na empresa em que estão.

Além disso, trocar de emprego com frequência costuma ser avaliado de maneira negativa pelas empresas. Se a troca ocorre sem uma motivação bem fundamentada, uma futura empresa contratante pode interpretar isso como falta de comprometimento. Desde outra ótica, se o profissional participou de diversos projetos em diferentes empresas, mas esteve presente do começo ao fim do trabalho com resultados positivos, a situação reflete positivamente.

Falando a jovens ou não, vale o mesmo posicionamento. Analise muito bem qualquer situação antes de apenas trocar de emprego por razões financeiras, aparentes ou imediatistas.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473