28 de set. de 2011

OS BENEFÍCIOS DOS OUVIDOS

ABRAHAM SHAPIRO

Lições de como ouvir não são oferecidas como parte de qualquer educação formal. É espantoso como as habilidades mais necessárias ao sucesso pessoal não são levadas em conta pelas escolas e seus currículos.

Ouvir é o aspecto mais importante da vida, mas geralmente é a mais fraca das habilidades das pessoas.

Você ouve televisão, rádio, cd, filmes e pode repetir quase tudo no dia seguinte ou decorar músicas inteiras. Mas, quando sua esposa, marido, filho ou pai, mãe diz algo, você responde: “O quê?”, ou simplesmente não ouve o que ele/ela disse.

Pense, por exemplo, no quanto você pode aprender ficando calado e ouvindo. Pense em quantas informações você obterá se ouvir seus colegas e clientes. É claro que há os que falam besteira em quantidade tal que não se perde nada em ser surdo ao lado deles deles. Mas nem todos são imbecis.

Para mim, ouvir é a lição mais difícil de ser aprendida e transmitida. Tenho problemas com isso e me esforço para manter a consciência permanente a respeito.

Quem é mau ouvinte? Aquele que pensa ter resposta para tudo. Mas isto também é arrogância.

Ouvir, no piar dos pintos, resulta em lucro e prazer de sobra, especialmente para quem precisa de razões plausíveis para aprender esta habilidade e pô-la em prática para salvar situações já quase perdidas.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473