19 de set. de 2011

O E.T. E O JULGAMENTO DAS PESSOAS

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 19/09/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO

Imagine um extraterrestre com um incrível telescópio observando a terra. Ele vê uma mulher com uma barriga imensa em um quarto de hospital rodeada por enfermeiras e um médico. Ela parece estar à morte. Ele pensa: “O que estará acontecendo?”. Outro extraterrestre, especialista em terráqueos, olha ao telescópio e explica ao primeiro: “Não é nada do que você pensa. Isto é apenas o modo como os terráqueos se reproduzem. Nós, ET´s, pensaríamos que após o primeiro filho nenhum deles tivesse disposição de ter outro. Mas, a população da Terra só cresce”.

Um dos maiores obstáculos da nossa vida é a facilidade com que criamos suposições e preconceitos baseados em informações incompletas ou parciais.

Qualquer situação a ser julgada exige o máximo conhecimento possível. Quando não se pode saber, é melhor não julgar, e não emitir conclusões.

Um profissional, por exemplo, não pode ser julgado pela aparência, por diplomas e cursos. Algumas pessoas parecem muito profissionais, falam como conhecedores e experts, mas na prática, não resolvem nada. Elas apenas figuram num teatro mental do tipo: "Tenha um diploma e use palavras chaves, que você conseguirá um bom salário”. Mas do outro lado, quantos funcionários estão desempenhando seu papel bem acima do esperado e ninguém deu a eles a menor consideração ou um simples elogio? Não acontece isso na sua empresa?

Pois é. Tome cuidado com os seus julgamentos. As coisas não são como parecem na maior parte dos casos. Um aparelho de ar condicionado muito eficiente e que proporciona ar fresco e conforto a uma sala, pode parecer um aquecedor soltando ar quente quando visto do lado de fora. Só quem conhece o seu funcionamento em seus muitos detalhes é que pode falar sobre isso, fazer comentários, dar ideias sobre o uso etc.

Lembre-se disso... e seus problemas na vida e na empresa diminuirão muito.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473