21 de set. de 2011

O EFEITO PIGMALIÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Ovídio foi um poeta romano. Ele escreveu a história de um escultor que se apaixonou por uma de suas estátuas, e ela se transformou em mulher. O nome deste escultor era Pigmalião.

Séculos depois, a história foi adaptada para o teatro e depois para o cinema contando sobre uma florista que se transforma em lady porque alguém despertou nela a lady que já existia em seus sonhos.

Todos nós temos uma facilidade enorme em alinhar nossas expectativas à realidade de que temos percepção. Fazemos isso porque é fácil relacionar estas duas coisas na mente.

Dois psicólogos americanos fizeram um estudo e descobriram que as expectativas que os professores têm sobre seus alunos afetam o desempenho deles. Quando os mestres têm visão positiva dos alunos, tendem a estimular neles o lado bom e eficiente. Isto acaba acontecendo e pode ser medido através dos bons resultados dos alunos.

Da mesma forma, os professores que não têm apreço pelos alunos adotam posturas que comprometem negativamente o seu desempenho.

Os psicólogos deram a isto o nome de Efeito Pigmalião.

Com pouquíssimo esforço, veremos que este efeito está presente também na gestão de pessoas nas empresas. A expectativa de um gerente sobre sua equipe afeta a produtividade do grupo. Quando o gestor espera atitudes positivas dos subordinados, isso tende a acontecer. E se forem negativas, provavelmente acontecerão também.

Se o colaborador vê no chefe uma pessoa difícil ou que se porta como "inimigo", ele tenderá a agir como se fosse exatamente assim. O funcionário não terá pré disposição para cooperar com entusiasmo, pois o chefe se transformou na imagem negativa criada na mente do empregado.

É importante se eforçar para desenvolver uma imagem positiva aos olhos dos demais. Assim, também, ler e interpretar a atitude das pessoas de maneira positiva, pois, o que pensarmos sobre elas acabará se tornando a realidade – ainda que somente dentro dos limites dos nossos pensamentos.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473