6 de set. de 2011

NO TRABALHO, EM BOA FORMA

Perder barriga na frente do computador é mais fácil do que se imagina.

BEATRIZ BOOCK, JÉSSICA DE OLIVEIRA MACEDO e RAFAEL VIEIRA 

Abdominal flácido, aparência de seios e bumbum caídos, papada, e até a diferença na altura dos ombros são na maior parte das vezes problemas de postura. Você sabia disso? Se não sabia, ou se ainda você não pratica com seriedade as regras básicas, chegou a hora de inverter esta situação.

É importante saber que estresse e fatores emocionais podem causar alterações posturais. Contrair involuntariamente o corpo para proporcionar a sensação de proteção quando as coisas não vão bem com nossos sentimentos é comum. Isto provoca problemas como retroversão pélvica e retificação da coluna lombar.

Felipe Yoshio, um especialista da clínica Jason Gilbert em quiropraxia – tratamento de doenças através da correção da postura – , declara que “é comum a má postura formar aquela gordurinha localizada na região do abdômem”. Ele  completa: “Problemas como a escoliose e a lordose, que são alterações da estrutura do corpo, podem prejudicar a postura e fazer que essa saliência apareça”.

Mas não é só de aparência que estamos falando. A dor nas costas, mal que segundo a Organização Mundial de Saúde atinge 85% da população mundial, é outro problema que pode ter origem na má postura.

Assim, na hora do trabalho, ao ajustar a altura da cadeira para que sua postura fique ereta e o monitor do computador  frente a seu rosto, observe que, além da barriguinha diminuir muito, sua postura, altura e a papada diminuem visivelmente. E saiba que estes cuidados são,  antes de tudo,  uma questão de saúde e não só de estética.

A receita é simples. Para diminuir a tensão diária, escolha móveis para escritório que se adaptem a você, e não você a eles. E se ainda  desejar prevenir estes e outros  problemas mais sérios, levante-se a cada 60 minutos e faça algum alongamento. Seu corpo quer isto. Seu corpo precisa disso. E sua produtividade vai aumentar. Pode crer!
____________________________________


Beatriz Boock, Jéssica Macedo e Rafael Vieira são colaboradores de Marketing da Móveis Belo em Arapongas.