13 de set. de 2011

A FÁBULA DO PATRÃO ORGULHOSO E A SALA DE AULAS

ABRAHAM SHAPIRO

Albert Einstein disse: “Dar exemplos não é o principal meio de influenciar pessoas. É o único”. Mas  é difícil. Na empresa, então, nem fale. “Faça o que mando, mas não o que faço” é bem mais fácil. Talvez por isso é que vemos este padrão de conduta adotado em tantos lugares.

Era uma vez, um empresário que criou uma sala de aulas para dar longas lições de comportamento e moral a seus colaboradores.

Mas sua empresa tinha índices altíssimos de rotatividade de funcionários. E não só. Todos falavam mal dele. Os demitidos tornavam-se seus inimigos instantaneamente e o denunciavam à justiça do trabalho quase 100% das vezes. E tem mais.  Ele assediava as funcionárias. Havia rumores de seus casos escusos com várias delas.

Mas ele era um genuíno soberbo. E julgava a todos injustos, afinal,  tinha de si a imagem convicta de excelente patrão, dedicado e bondoso, religioso, e que dava a todos a educação que jamais tiveram em suas casas.

Um dia, um amigo foi sincero com ele, e lhe disse: “De onde você acha que pode dar lições de moral a seus funcionários? Todos sabem que você suga as pessoas até ficarem doentes de tanto trabalhar! Acha que alguém dará crédito ao que você diz? Enquanto você não tiver exemplos verdadeiros de vida, ninguém lhe ouvirá!”.

Ele caiu na real. E depois de ficar com muita raiva do tal amigo, resolveu tomar uma atitude. Sabem o que  fez? Não foi um exame de consciência. E nem mudou os seus conceitos. Ele apenas fechou definitivamente a sala de aulas de que tanto se orgulhara até nas páginas do jornal da cidade. E na semana seguinte, lá estava ele saindo com as garotinhas de sua empresa após o expediente e pressionando os funcionários a fazerem o que nem combinado haviam.

Moral da história: O orgulhoso é capaz de destruir um ideal, mas não retifica a sua soberba. Há apenas um lugar onde o orgulho fica bem. É na lata de lixo.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473