9 de set. de 2011

ESCOLHA UM CONSULTOR DECENTE

ABRAHAM SHAPIRO

Um empresário pergunta a um consultor:

- “Quanto você cobra para realizar uma consultoria?”

O consultor responde:

- “Primeiro encaminho uma proposta. Em seguida cobro 5 mil reais para responder a três perguntas”.

- “Mas isto não é caro demais?” – questiona o empresário.

- “Em muitos casos pode ser” – responde o consultor. “E qual é a sua terceira pergunta?”

Como em qualquer atividade, a consultoria tem bons e maus profissionais. Para evitar arrependimentos após a assinatura de um contrato irreversível com um enganador, existem dicas simples que ajudam a selecionar consultores competentes.

Comece descobrindo os aspectos básicos do problema para o qual deseja a ajuda da consultoria e as várias opções para sua solução. Obtenha estas informações junto a especialistas dentro ou fora da empresa.

Teste o candidato a consultor fazendo perguntas sem sentido. Caso ele crie respostas “forçadas”, agradeça, e não perca a oportunidade de despachá-lo de volta para o lugar de onde veio.

Suspeite daqueles tradicionais resultados milagrosos de que a maioria dos consultores fala. Questione muito. Exija respostas claras, e não aceite “eu acho” como parte delas. O poeta Noel Rosa nos ensinou uma grande sabedoria: "Quem acha, vive se perdendo!"

Peça exemplos comprovados. Caso não existam, também não há resultados extraordinários.
Não engula termos técnicos exóticos. Isto é saída pela tangente. Peça que ele explique suas ideias por meios simples. Caso ele insista em falar bizarrices, pergunte-se como ele irá transmitir seus pensamentos a quem deverá, de fato, implementar suas soluções.

Para terminar, naquela ocasião clássica em que o consultor recita uma lista impressionante de clientes que ele "salvou da desgraça", peça que apresente você a apenas um deles. Nesta hora, se for uma invenção, é bem provável que ele comece a gaguejar ou invente qualquer desculpa para não lhe fazer o que você pede.

E aí? Agradeça e “Bye bye, Mané!”. Procure um consultor profissional da próxima vez – referenciado, sem sofisticações e isento de “efeitos especiais”, porque, esse que aí está, pelo jeito, só serve para dar palestras de motivação.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473