16 de set. de 2011

DOIS TIPOS DE EMPRESAS

ABRAHAM SHAPIRO

Existem só dois tipos de empresas: as que mudam e as que desaparecem.

Muitas continuam achando que a estratégia que deu certo no passado terá o mesmo sucesso hoje. Líderes de sucesso são os que pensam em agem em termos de: “Mudar ou morrer”.

O ritmo das mudanças atuais é muito veloz. A capacidade de mudar tornou-se o modo básico de funcionar das organizações. É um novo "mundo nos negócios". O marketing tem um papel preponderante para identificar, avaliar e selecionar as oportunidades de mercado. É o marketing quem cria as estratégias que irão garantir o posicionamento e a força da marca. Por isso, o marketing é importante demais para ficar confinado a um departamentozinho a quatro paredes.

Mas as visões continuam erradas. Diretores, pessoal de venda e os próprios profissionais e marketing estão equivocados sobre a realidade. Há até os que ainda pense que vendas e marketing são equivalentes, quando o marketing é muito mais amplo. Conheço um diretor de Vendas que não se conforma do marketing não pertencer à sua área na empresa.

Peter Drucker dizia que “o objetivo do marketing é tornar o esforço da venda supérfluo”. Sua função é descobrir necessidades ainda não satisfeitas e propor soluções para que a venda ocorra com o mínimo esforço dos vendedores.

Pense, por exemplo, nos produtos Nestlé. Compare-os com qualquer outro concorrente. Qual das duas marcas despertará mais elevado nível de confiança no consumidor? Qual das duas "se vende" ao comprador do supermercado sem grande esforço de persuasão. Por que? São várias razões. Uma delas é a garantia de qualidade propagada pela Nestlé. Outra, é que os consumidores constataram esta qualidade na prática. Mas também é resultado de uma estratégia que, por décadas, vem sendo praticada e comunicada da forma correta.

É amplo demais, eu concordo. Porém, é simples. Não tem nada da complicação que as agências de propaganda de fundo de quintal ou marqueteiros vendedores de propaganda em televisão tentam empurrar guela abaixo de seus clientes - aliás, só para aumentar seus ganhos.

Mudar é uma atitude. Tem muito mais de bom senso do que de moda ou mania. Isto, aliás, é algo imutável.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473