6 de set. de 2011

DAR RETORNO

ABRAHAM SHAPIRO

Dar retorno. Sabe o que é isso? É uma expressão amplamente empregada na esfera dos relacionamentos e de sentido bem específico. Vejamos de perto.

Alguém ligou ao seu fone móvel. Você não podia atender. A chamada ficou registrada no celular. Dar retorno é ligar de volta àquele número.

Outra situação: alguém lhe procurou em seu local de trabalho. Por estar em reunião, a recepcionista da empresa informou à pessoa sua impossibilidade de atendê-la. O recado anotado é passado às suas mãos. Dar retorno, aqui, significa ligar à pessoa ou dar outro tipo de resposta ao que ela desejava.

Parece simples e, de fato, é. Mas como todas as outras coisas simples ou complicadas, “dar retorno” depende de uma série de fatores para ser posto em prática. Depende de educação, de consideração, respeito, humildade, nobreza, profissionalismo e mais um rol nada pequeno de boas qualidades que, em uma só palavra, resumem-se em ATITUDE.

Profissionais de verdade usarão um caderno, ou qualquer outro recurso possível para cumprir este importante item do ritual de seu trabalho. Alguns por simples eficiência. Outros, pelo desejo de não perder oportunidades, já que muitas delas vêm assim, por uma ligação eventual.

Toco neste assunto movido apenas pelo intuito de propor que você não menospreze as pessoas que lhe procuram. Dê retorno. Faça o possível. Eleja meia hora pela manhã ou tarde para este fim. Estude formas práticas de falar “muito” com “poucas palavras” a fim de ser objetivo. Não deixe a coisa correr aleatoriamente. Você poderá informar a pessoa do outro lado da linha o tempo de que dispõe para tratar do assunto. É de bom tom agir assim. Se for necessário uma continuidade além do telefone, abrevie logo a ligação e marque uma agenda presencial. Tudo irá depender do interesse mútuo.

Para você medir a importância da atitude de “dar retorno” a quem lhe procura, basta saber que a promessa não cumprida de ligar de volta para uma pessoa que lhe chamou ao celular, por exemplo, corresponde exatamente a você lhe dizer: “Não me encha a paciência. Vá lamber soda!”. Percebeu?
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473