27 de set. de 2011

COMPLACÊNCIA

ABRAHAM SHAPIRO

- "Não aguento mais” – disse o gerente. “Essa equipe está me matando. Tive até que demitir alguns!"

Expressões como esta transmitem a idéia de que o gestor está esgotado e cansou-se de dar “oportunidades” à sua equipe. E por causa disso, ele então demite.

Ou ele é bom e deixa todo mundo montar cavalo em suas costas, ou transforma-se num carrasco que corta cabeças. Isto é ser gerente?

Conheça a palavra complacência. Complacente é a pessoa que está habitualmente disposta a corresponder aos desejos ou gostos de outrem com a intenção de ser-lhe agradável.

Imagine um gerente que contrata pessoas para uma equipe de trabalho. Ele acredita que sendo bonzinho seus funcionários corresponderão aos objetivos. Por isso, ele permite, concede e facilita coisas. Sua equipe aprende que todos são compadres e comadres entre si.

No dia em que o gerente precisa fazer de um esforço a mais, as pessoas se sentem na liberdade de dizer o que pensam, e nem todos estarão dispostos a dar tudo de si. Então ele esbraveja, grita, e vai de 0 a 120 km/h em poucos segundos. É assim que se gerencia?

Se estabelecesse regras claras aos funcionário, proporcionasse meios para que soubessem “o que fazer”, “como” e “quando fazer” – segundo os padrões de eficiência da empresa – então desempenharia seu real papel, o que nada tem a ver com “ser bom” ou “mau”. Ninguém precisa ser bom para ter uma equipe eficaz. É preciso ser correto e objetivo.

Deixar passar erros dos subordinados a fim de parecer-se bom gerente é semear problemas que se tornarão obstáculos instransporníveis ali na frente.

Não se preocupe em ser bom. Seja correto e profissional. Isso é tudo de que sua empresa realmente precisa!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473