22 de set. de 2011

CLIENTE DEVE SER CULTIVADO

ABRAHAM SHAPIRO

Um cliente problemático pode custar muito dinheiro à empresa. Muitos pensam em descartá-lo. Mas, talvez esta não seja a melhor saída para remediar o problema.

Descartar clientes pode ter impacto negativo sobre vários públicos, como: funcionários e o restante da clientela. Estes começam a se perguntar se serão os próximos a serem descartados.

Nesses tempos de loucura na economia, as empresas veem-se sob a contingência de vender, vender e vender. Não se preocupam com qualidade, nem com prazos de entrega e não estão nem aí com os serviços. Usam argumentos para realizar a venda e vencer a concorrência. Mas na hora de cumprir o contrato moral, salve-se quem puder.

Os gerentes veem seus problemas se multiplicando, perdem o controle da gestão, e aparecem as crises internas. O cenário tende a ser catastrófico. Muitos deles acionam o botão do “dane-se” no painel de controle, e depois disso quem paga o pato é o cliente.

Empresa nenhuma pode se dar ao luxo de desperdiçar sua base de clientes.Devem, antes, estabelecer estratégias próprias para cada segmento de cliente, inclusive os problemáticos.
Só agindo desta forma é possível manter e valorizar investimentos de longos anos.

Abandonar o cliente não é a saída, em hipótese alguma. Melhor será não aumentar tanto a produção e as vendas a fim de atender satisfatoriamente todos os clientes. Ampliar mercado em meio a riscos elevados de perda pode ser suicídio.

Faça tudo pela qualidade. Faça o possível para manter a base de clientes e cumpra com os seus acordos e contratos. Isso é tudo de bom. É o patrimônio real da sua empresa.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473