30 de set. de 2011

CANCELAMENTO MAL EDUCADO DE COMPROMISSO

ABRAHAM SHAPIRO

Recebi a ligação da secretária do diretor de uma empresa. Ela pleiteava um horário para eu visitá-los. Seu chefe queria conversar sobre consultoria. Eu mostrei minhas disponibilidades de agenda e acabamos marcando o encontro para dez dias após. Imaginei que a Presidenta Dilma não levaria tanto tempo para marcar um compromisso de seu interesse. Mas, tudo bem. A moça era apenas uma secretária. E o que tenho eu a ver com a agenda maluca daquele diretor? O problema é dele.

Pois bem. No dia marcado, meia hora adiantado – como é meu costume – quando eu já entrava na cidade vizinha onde se localiza a empresa, meu celular toca. Era a tal secretária cancelando o compromisso. Sem declarar motivo algum ou remarcar nova data, disse apenas que ocorrera um imprevisto. Eu emudeci. Nunca me acontecera isso antes. Cancelar a meia hora do evento?

Dias depois eu soube casualmente que o tal diretor já é famoso em toda a praça pelo mau hábito de cancelar compromissos poucos minutos antes do combinado. Eu não fora a única vítima daquele ato de grosseria - e com certeza nem a última.  E eu soube mais. Ele padece de crises agudas de autoafirmação. Pisa nos subordinados só para mostrar que é ele quem manda. Imagine o que não será este sujeito em seu papel de pai e marido!

Estava explicado. A psicologia mostra que pessoas com deficiência na autoestima agem exatamente assim. Elas sofrem de uma péssima visão de si mesmas e por isso buscam se autoafirmar de modo frequentemente estranho ou doentio.

Esclarecendo. Autoafirmação é toda atitude que busca ressaltar ou enfatizar o ego, a autoridade ou a personalidade do indivíduo. Uma pessoa bem ajustada terá a capacidade de assumir seu lugar entre os outros com benevolência e firmeza. Terá também capacidade de se comunicar com clareza e realidade, de dizer sim e não, e de aceitar e recusar quando preciso for.

Aquele executivozinho que deriva prazer pessoal  em cancelar compromissos meia hora antes, é um patético exemplo de comportamento a se evitar em qualquer nível do relacionamento corporativo.

Cuide de sua imagem! Cuide da maneira como ela será interpretada. Disso  dependem mais situações do que você imagina tanto no seu desempenho pessoal  quanto no de sua empresa.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473