14 de set. de 2011

APRENDER COM OS ERROS E RETIFICAR-SE

ABRAHAM SHAPIRO

Há dois tipos de pessoas: as que aprendem com os erros e aquelas que são tão tolas que voltam a fazer tudo o que anteriormente fizeram de errado.

É preciso ser prudente. Errar é natural. Mas temos uma capacidade muito maior que é a de aprender com os erros e prosperar, progredir em direção a uma vida superior.

Contam que certa vez um cão estava dormindo à porta de um estábulo quando foi surpreendido por um lobo que se lançou sobre ele, pronto para devorá-lo. Mas o cão lhe pediu para adiar o sacrifício:
— Agora estou raquítico e doente, seu lobo. Espera um pouco, meus donos estão para comemorar suas núpcias. Comerei muito e, quando estiver bem bem gordinho, serei um prato delicioso para você.

O lobo acreditou nele e se foi. Alguns meses depois, voltou àquele local e viu que o cão estava dormindo no andar de cima da casa. De baixo, o lobo o chamou:

— Lembra de mim - disse ele. Lembra daquilo que combinamos?

O cão então falou:

— Ô seu lobo, de agora em diante quando você me vir dormindo diante do estábulo, não espere mais até que as núpcias aconteçam.

Moral da história: Previna-se sempre para não cometer a besteira do mesmo erro. Se você quer ser melhor, aprenda a agir melhor, retifique-se. Corrija-se, e mude. Mude! Vai aqui um ditado milenar da sabedoria Judaica: “Aquele que não aumenta seus conhecimentos, os diminui. Quem não quer se instruir, não é digno de viver”.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473