12 de jan. de 2009

NOVOS TEMPOS PARA A PROFISSÃO DE VENDEDOR

ABRAHAM SHAPIRO

Para muitos, um supervendedor é alguém que conhece os melhores truques para forçar um cliente a comprar. Nada mais errado!

Hoje as empresas precisam de uma nova geração de vendedores, porém, muitas idéias erradas sobre esta profissão ainda persistem junto de premissas incoerentes com os novos tempos.

A área de vendas recuperou de vez a sua importância no sistema econômico. Tornou-se o elemento estratégico mais sensível da ação comercial.

Na sociedade atual, produtos e tecnologias tornam-se banalizados rapidamente - viram commodities de um momento para outro. Exatamente por isso, os agentes de vendas são os maiores responsáveis pela conquista e manutenção de vantagens competitivas de peso na luta por novos mercados.

Vender, hoje, é amplamente diferente do que foi no passado. A venda deixou de ser apenas uma resposta à procura de interessados. Vender passou a ser um contrato de confiança. Calcule, portanto, a seriedade e a responsabilidade que isto exige.

Para o marketing, há várias décadas o cliente é a prioridade número 1 das ações. Os vendedores resistiram muito para chegarem à mesma visão. Hoje, vendas e marketing olham juntos para o cliente e têm nele o maior sinalizador de todas as tendências de resultados, o que se constitui um fator que concede a vendas o papel de destaque que merece na economia de mercado. E além deste, outro aspecto ponderal advém dos canais de distribuição. Grandes atacadistas e distribuidoras estão se profissionalizando vertiginosamente. Isto exige vendedores preparados em alto nível.

Frente a toda esta contingência, uma excelente opção de formação superior é a Gestão de Vendas. Várias universidades oferecem cursos neste segmento, o que facilita o acesso de quem tem vontade de entrar para o mundo dos negócios pela porta de ouro - tanto de atividade profissional como de perspectiva de salário. Vendedor bom ganha muito melhor hoje do que no passado.

Vender já era bom, atualmente está melhor. O problema é que, para ter valor agora, o profissional de vendas tem que suar duas vezes mais que antes: uma, na hora da venda, e a outra, na sua formação e capacitação. É que já não se consegue mais nada sem muito estudo e preparo.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473