28 de jul. de 2008

POR QUE HÁ TANTA GENTE CANSADA?

ABRAHAM SHAPIRO - de Nova Iorque, E.U.A.

Como eu, você deve escutar muitas vezes frases como: “Estou cansado disso"; "Cansei-me daquilo"; "Para mim isto perdeu a graça” e tantas outras de mesma natureza.

Por que as pessoas se cansam tanto?

Imagine dois homens trabalhando duro no mesmo serviço. Um é autônomo e o outro assalariado. Existe uma grande diferença entre eles. Normalmente, o assalariado não tem maiores interesses na empresa em que trabalha, exceto no fato de que lhe paguem o salário. E sua apatia aumenta se a companhia não prospera.

O autônomo, por outro lado, coloca todas as suas energias no trabalho. Ele é a sua própria empresa. Vibra nos momentos de triunfo e sofre nas dificuldades. Falta de estimulo? Ele desconhece este mal. Ao contrário do assalariado, cuja remuneração é fixa desde o início e de vez em quando tem um bônus, o autônomo sabe que o céu e o limite para os seus ganhos. O seu sucesso é o sucesso da empresa.

Nossa relação com o trabalho é o que define a maior parte dos nossos resultados.

Façamos uma analogia. Um ser humano respira milhões de vezes durante a vida. Você conhece alguém que se cansou de respirar? Por que não? Porque em seu mais profundo interior existe o entendimento de que a vida depende da respiração.

Monotonia, nesta vida, só ocorre naquelas áreas que são opcionais. E respirar não é opcional, é obrigatório.

Exatamente assim é que devemos tratar nosso trabalho – como o autônomo que não tem opção senão vencer ou vencer.

Todos temos de trabalhar. Mas quando isto é feito com entusiasmo e sentido, saímos felizes de casa e retornamos mais felizes. Depende de nós, e de mais ninguém.
______________________________

Abraham Shapiro é consultor de líderes de negócios, palestrante e conselheiro de alta gerência. Atua nos bastidores de renomadas empresas do país. Tem foco voltado para o desenvolvimento de times de vendas com estratégia no desenvolvimento pessoal dos membros da equipe e na Venda com Criação de Valor. Contatos: shapiro@shapiro.com.br