2 de jul. de 2008

O PODER DA DISCIPLINA

ABRAHAM SHAPIRO

Tem gente demais com diploma e dificuldade de conseguir emprego. Há uma sabedoria a que poucos dão atenção: "Quem adia o esforço jamais encontrará o sucesso".

Todo mundo deseja ser grande. Mas grandeza requer esforço. Então, o que as pessoas fazem? Agendam para começar na próxima segunda-feira. Até lá, o que elas querem? Sossego. A conseqüência disso: nunca chegam nem perto do sucesso.

Os atletas podem nos ensinar muitas coisas. Uma delas é a disciplina. A meta de todo atleta é a vitória. Dia após dia, eles buscam vencer. E começam aprendendo a vencer a si próprios. Através de rigorosa disciplina, a cada segundo o atleta competente permanece consciente de que amanhã ele não será o que não estiver treinando duro para conseguir ser hoje.

"No futuro você não saberá fazer o que não começar a se dedicar hoje".

Pense na lógica deste raciocínio. Sem nunca ter tido aulas, seria possível tocar "Parabéns a Você" ao piano na festa de aniversário de seu avô se não começasse a treinar agora mesmo? Isto se aplica a absolutamente tudo o que desejamos fazer bem nesta vida. Não existe outro caminho.

Você só não pode continuar pensando que, num passe de mágica, amanhã tudo será diferente e favorável a suas opções. Isso é fantasia. Na vida real, quem é bobo, hoje, amanhã poderá ser um bobo com pós-graduação, porque, um certificado não muda nada. Quem pode mudar tudo é você. Mas mudar de verdade só vale se a decisão por esforçar-se e submeter-se a uma disciplina inteligente for tomada agora e o primeiro passo dado imediatamente!!!

VISÃO PRÁTICA:

Diminua, ou melhor, controle sua necessidade de ir a festas e diversões. É claro que todos precisam disso. No entanto, na fase universitária isto tende a ser excessivo. Um antigo ditado diz que a diferença entre remédio e veneno é a dose. Sabedoria sobre como investir bem o tempo é algo de que todos precisam no âmbito profissional e em todas as etapas da vida. Pergunte-se: "Onde estou agora?"; "Onde desejo chegar?"; "O que estou fazendo para atingir meus ideais?"; "O que estou fazendo com a minha vida?". Partindo disso, seja mais crítico(a) sobre seus hábitos e rotinas. Eleve-se e seja melhor. Melhor que você mesmo(a). Não fique parado(a) esperando sei-lá-o-que. Aja. Tome uma atitude e você verá muitas coisas boas começarem a chegar até você. Sorte? Não. É o resultado do esforço. "Qualquer sucesso repentino levou, pelo menos, quinze anos para acontecer".
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473