8 de jul. de 2008

ASSUMIR RESPONSABILIDADES

ABRAHAM SHAPIRO

Um garoto estava brincando no telhado de sua casa. De repente, ele começa a escorregar e, deslizando, está a caminho de uma enorme queda. Atitude imediata, começa a rezar: “Por favor, D’us, salve-me. De agora em diante, vou manter meu quarto limpo e em ordem todos os dias”. Nada acontece.

Continua a cair. Reza com mais fervor: “Por favor, D’us, nunca mais vou bater no meu irmãozinho”. Escorrega mais um pouco. Agora ele põe todas suas forças: “Eu imploro, ó D’us, nunca mais farei nada de errado na minha vida”.

Neste momento, ele pára e miraculosamente consegue encontrar um ponto de apoio onde se segura. Aí, então, ele diz: “Não é mais preciso a sua ajuda, Senhor. Eu já consegui me segurar!”

Para algumas pessoas é difícil demais assumir responsabilidades. Quando precisam dos favores de alguém ou querem causar boa impressão, fazem promessas convenientes até conseguirem o que pleiteiam. Ao chegar a hora de cumpri-las, no entanto, fazem todo o possível para escapar do que lhes aguarda.

O mundo está cheio de gente assim.

Pessoas íntegras, ao contrário. Elas têm prazer em assumir suas responsabilidades e não precisam de coação para pô-las em prática.

A chave está em sentir prazer em tomar atitudes. Quanto mais prazer sentirmos ao assumir nossas obrigações, mais motivados estaremos ao realizá-las. E se você é do tipo que só age quando ganha alguma coisa em troca, respeite, também, esta regra. Seu lucro será o positivismo necessário para manter sua perspectiva de realização sempre elevada. Desta forma, a vida será frutífera e rica de prazeres duráveis.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473