5 de jan. de 2008

FALAR CONSIGO MESMO - UM MEIO PARA SER MELHOR

ABRAHAM SHAPIRO

Meu tio falava sozinho. Um dia, tomei coragem e perguntei a ele por quê? Ele, então me respondeu que não tinha ninguém mais inteligente com quem conversar.

Você sabia que o ser humano fala consigo mesmo o tempo todo? Todos temos uma espécie de ‘CD’ que fica tocando em nosso subconsciente, repetindo como enxergamos a nós próprios e as limitações que nos auto impomos.

Por exemplo: “Meu patrão não aprova as coisas que faço!”, ou “Nunca satisfarei as expectativas de meu marido”; "Ninguém reconhece meus esforços".

Quem pensa assim, está limitando a si próprio e cria um estado interior de tensão e hesitação.

Nós somos o que pensamos! Nossos pensamentos se transformam em pressupostos - certezas que geramos interiormente sobre pessoas ou coisas sem qualquer preocupação em descobrir se são verdadeiras, falsas, construtivas ou destrutivas. Com o tempo estes pressupostos se cristalizam em nossas crenças internas.

Tudo que você consegue fazer - ou não consegue - depende de seu sistema de crenças centrais. Estas crenças são lembradas o tempo todo por esta voz interior que mantém-se em nosso cérebro.

Como seria se pudéssemos trocar este CD? Trocar as mensagens frequentes e negativas por algo muito mais energizante e inspirador? É possível?

É claro que sim.

Do mesmo modo, que gravamos coisas ruins a nosso respeito e acreditamos nelas, podemos fazer o contrário e colher bons frutos. Um excelente começo para aprimorar nossa comunicação intra-pessoal é apreciar as mensagens positivas, que ficaram gravadas em algum lugar de nossa memória e mantivemos durante toda a vida. Os melhores momentos de nossa existência são os nossos melhores professores.

"Sou uma pessoa boa"; "Eu consigo me comunicar bem"; "Sou compreensiva e entendo os sentimentos das pessoas". Estes são exemplos de como podemos gravar boas impressões a nosso respeito. E por sermos condicionáveis, quanto mais pensarmos bem, melhores resultados colheremos. Se agora mesmo você pensar: "Estou comprometido e resolvido a aprimorar minha comunicação interna" e repetir esta frase quantas vezes for necessário de modo a garantir que sua forma de comunicar com o seu íntimo crie um diferencial positivo em sua vida, muitas coisas boas começarão a acontecer, esteja certo.

Há outras maneiras de aprimorar a comunicação interna. Livros e artigos inspiradores podem ajudar. Palestras e pessoas positivas com quem conversamos também. Por estes meios, nosso acervo interno é enriquecido e podem mudar nossa percepção sobre tudo e todos.

Pare de sofrer com idéias torpes e retrógradas. Escolha encher seus pensamentos com coisas brilhantes e positivas. Você se sentirá bem e se tornará mais agradável às pessoas que talvez já se entediaram de tanto ver em você um poço de fracasso e dor por opção. Dê-se o direito de se autoconstruir como um ser humano íntegro, bom e completo.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473